A gasolina e o gasóleo continuam no topo de vendas dos usados, ocupando mais de 80% da quota de mercado, assim analisamos com base no relatório do Observatório Indicata referente a setembro.
No mercado online de veículos usados B2C de setembro, o gasóleo continua a ser o grupo motopropulsor preferido, representando 56,88% de todas as vendas de veículos e 54,51% de todas as vendas de automóveis de passageiros. Com a gasolina e o gasóleo a ocupar 84,63% do mercado automóvel de setembro, os PHEV/HEV com 6,27% e os BEV com 6,15%, os MHEV apenas terminaram o mês com uma quota de mercado de 2,95%.
Em todos os países, há um claro declínio no gasóleo, com geralmente um grupo motopropulsor a ganhar a maior parte do volume. Em Portugal, as vendas de automóveis usados a gasolina garantiram a maior parte das vendas perdidas de gasóleo e houve apenas um crescimento mínimo entre as três motorizações alternativas.
Em relação às vendas online B2C de automóveis de passageiros usados até aos quatro anos, verifica-se que a gasolina ultrapassa o gasóleo, conquistando uma quota de mercado de 38,22%, em comparação com uma quota de 36,0% do gasóleo. Entre os demais, os BEVs são os terceiros mais vendidos, com uma participação de 10,41%, seguidos de perto pelos PHEV/ HEV com 9,68%, com os MHEV atrás com 5,69%. Analisando os automóveis com menos de dois anos, a quota de vendas do gasóleo cai para 19,78%, enquanto a gasolina caiu de um pico de quota de 54,65% em março de 2023 para 44,22% em setembro. Os BEVs e os PHEV/HEV continuam a disputar o terceiro lugar, com 13,28% e 13,0%, respectivamente, já que os MHEV perdem por pouco uma quota de mercado de dois dígitos, 9,73%.
Com a gasolina tão popular em todas as idades, não é surpreendente ver que é também a que vende mais rapidamente, com um Market Days’ Supply de 88 dias, em comparação com 96 dias para o gasóleo. Embora os grupos motopropulsores alternativos estejam a ganhar tração lentamente do lado das vendas, ainda assim, estão a vender cada vez mais rapidamente, com todos a verem a velocidade de venda melhorar em setembro. No entanto, os MHEV são agora os que vendem mais lentamente, um sinal do seu fraco desempenho de vendas.
À medida que avançamos para o final do ano, os preços médios no início de outubro caíram 0,87 pontos percentuais, para 102,8 pontos, face a janeiro de 2022. Todos os grupos motopropulsores viram os preços cair mês a mês, mas os BEVs e todos os híbridos registaram as maiores quedas, sendo esperadas novas quedas nos próximos meses.
Ainda sobre o mercado português, o Renault Clio continua a ser a grande aposta dos consumidores, nos automóveis até quatro anos, seguindo-se o Mercedes- -Benz Class A e o Peugeot 208. Em relação aos automóveis vendidos mais rapidamente, o destaque vai para o Nissan Juke, o Kia Stonic e o Telsa Model 3.