... Edição Digital 391

...

editorial 34.ª Convenção ANECRA
Uma longa caminhada
Joaquim Alves Pereira
Diretor

Foi precisamente há 34 anos e em concreto em novembro de 1990, que a ANECRA realizou a sua primeira Convenção Anual.
 
Depois de alguns anos a organizar encontros empresariais em várias capitais de Distrito, prosseguindo uma estratégia de proximidade junto das empresas associadas, a direção da ANECRA, à época liderada por António Ferreira Nunes, decidiu avançar pela primeira vez, com um evento que se pretendia inovador e com um caráter nacional, de forma a encerrar, em alta, o seu Plano de Dinamização Associativa anual. Foi, pois, assim que tudo começou!
 
Ainda me recordo como se fosse hoje! Foi no Hotel Altis, em Lisboa, com a participação de aproximadamente 150 empresas e com o envolvimento de três parceiros institucionais que acreditaram na nossa aposta, apoiando fi nanceiramente a Associação através de patrocínios.
 
No fi nal, o evento saldou-se com um rotundo êxito e a confi rmação de que o conceito e a “marca” “Convenção ANECRA” (terminologia pouco usual em Portugal nos anos 90, superava as expectativas e, acima de tudo, o objetivo pelo qual havia sido projetado.
 
O sucesso do evento e o que fez com que a marca “Convenção ANECRA” tenha vindo consecutivamente a ganhar notoriedade e relevância no sector automóvel, assentou em alguns elementos que na altura eram completamente inovadores. Desde logo o caráter nacional do evento em que se procurava reunir um conjunto alargado de associados provenientes de diferentes regiões e de diferentes áreas de atividade, de uma forma absolutamente transversal a todo o sector e, num segundo plano, mas igualmente importante que foi o facto de, a Convenção nos ter permitido, de igual forma, uma relação de maior proximidade com os nossos parceiros institucionais, com particular destaque para a Administração Pública. Acredito que grande parte do sucesso da nossa Convenção assentou precisamente no facto pioneiro que foi reunir num mesmo evento e no mesmo espaço, um leque alargado de profi ssionais de diferentes proveniências e possibilitar aquilo que mais tarde passamos a designar como networking.
 
Chegados a 2023 e fazendo um breve balanço à história das convenções, podemos afi rmar que todas as 33 convenções realizadas até agora tiveram um êxito assinalável. Sem pretender ser muito exaustivo, basta-me talvez evidenciar alguns números relativos à última Convenção, a 33ª realizada em 2022, em que pela primeira vez tivemos lotação esgotada numa Convenção realizada no Centro de Congressos de Lisboa. Contámos com a presença de 451 participantes e com mais de um milhar que assistiram “online” através das redes sociais mais relevantes. Além de uma forte participação de empresas associadas, contámos ainda com a presença de um elevado número de representantes da Administração Pública e com os principais players que intervêm diariamente no sector automóvel, nomeadamente seguradoras, gestoras de frotas, fi nanceiras, marcas, entre outros. Este retumbante êxito só foi possível alcançar fruto do indispensável apoio dos nossos parceiros, assim como da participação de um leque de oradores de elevado gabarito, muitos dos quais são verdadeiras referencias neste nosso sector.
 
Chegados à 34ª Convenção Anual da ANECRA, afi rmamos com orgulho que nos propomos, uma vez mais, realizar uma Convenção de exceção que resulte numa experiência memorável para todos os que nela participem, o que acreditamos possa reforçar ainda mais o que já é reconhecidamente considerado como o maior evento do sector automóvel em Portugal.


Partilhe:                    


Retroceder