... Edição Digital 391

 

...

Panorama Standvirtual Crescimento superior a 90% na oferta de BEVs Por: Mónica Silva Fonte: Standvirtual

Segundo o Panorama Standvirtual de setembro, nesse mês houve um crescimento de +91% dos elétricos, em relação ao ano passado.

O mesmo relatório indica que, em setembro, verificou- se um crescimento de 22% na oferta do total de veículos usados, acompanhado por um crescimento de 2% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. Por outro lado, a dinâmica de mercado apresentou- se negativa, cerca de 20% face a setembro do ano anterior (maior oferta que procura em relação ao período homólogo).

No que diz respeito ao combustível, houve um crescimento de 100% da oferta de veículos elétricos premium e de 91% dos elétricos em setembro, em relação ao ano passado. No que diz respeito à procura, o maior crescimento é dos elétricos premium (+70%), com os veículos elétricos a registar +30% face a 2022.

A oferta de carros a gasolina e a diesel cresce (+29% e +8%, respetivamente) face ao período homólogo de 2022. No entanto, há estabilização de procura nos carros a diesel e a gasolina. Os carros elétricos, híbridos a gasolina e híbridos a diesel representam cerca de 10% da procura e cerca de 10% da oferta, em setembro, com o diesel (58%) e a gasolina (27%) a manterem-se as tipologias mais procuradas. Em setembro, veículos a gasolina são a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (cerca de 31%) do que procura. Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.

"Existe uma tendência de crescimento na oferta e procura de veículos elétricos premium"

No que concerne aos preços, veículos acima de 30 000€ e de 15 000 a 30 000€ são os que revelam aumento da procura em setembro (+24% e +18%, respetivamente), face ao mesmo período do ano passado. No que diz respeito aos veículos abaixo de 15 000€ a procura desce 9% em comparação ao período homólogo do ano anterior. A oferta aumenta nos veículos abaixo de 15 000€ (+4%), nos veículos de 15 000€ a 30 000€ (+16%) e nos acima de 30 000€ (+36%). A categoria dos 10 000€ aos 25 000€ continua a registar o maior número de visualizações em setembro (38%), com os anúncios (54%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25 000€ e 40 000€ regista ligeiramente mais anúncios (20%) do que visualizações (19%).

Sabe-se, sobre o ano de matrícula, que a procura diminui nos automóveis até 1 ano (-9%) e nos automóveis de 10 a 15 anos (-8%), face a setembro do ano passado. A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos de todos os intervalos de idade, sobretudo nos carros até 1 ano (+29%). Os carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em setembro (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 7%).

Relativamente ao segmento e à marca, conclui-se que em setembro, a procura cresce sobretudo nos SUV (+20%) e nos utilitários (+19%) em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos (-62%) e Monovolume (-25%). Já a oferta aumenta particularmente nos SUV (+42%) e nos utilitários (+32%). Os SUV (22%), os utilitários (17%) e as carrinhas (16%) são os segmentos mais procurados em setembro. A oferta supera a procura também nas categorias de SUV (24%), utilitários (18%) e carrinhas (17%). A BMW (12,6%), a Mercedes-Benz (12,5%) e a Renault (8,2%) são as marcas mais procuradas em setembro. No que diz respeito às marcas mais anunciadas, estas são a Mercedes-Benz (11,9%), a BMW (11,3%) e a Peugeot (9,6%). Os carros mais procurados em setembro, por intervalo de preços, foram o Renault Laguna Break na categoria abaixo dos 5000€; o BMW Série 1 na categoria dos 5000€ aos 10 000€; o Mercedes-Benz Classe A dos 10 000€ aos 25 000€; Tesla Model 3 dos 25 000€ aos 40 000€; e o Mercedes-Benz Classe C na categoria acima dos 40 000€. Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Série i.

“No mês de setembro verificámos um novo aumento da oferta de veículos usados, em comparação com o ano anterior. No entanto, a dinâmica de mercado ainda se encontra negativa, pois ainda existe uma maior oferta do que procura pelos consumidores. Existe uma tendência de crescimento na oferta e procura de veículos elétricos premium, o que mostra o contínuo crescimento desta tipologia de veículos”, explica Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.


Partilhe:                    


Retroceder