... Edição Digital 391

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MOBILIDADE quatro rodas - Polestar 3 SUV coupé da estrela polar

Linhas minimalistas no exterior e no interior, compacto, não demasiado grande e claramente fl uído. Estes são alguns dos atributos do novo Polestar 3 que foi apresentado em Portugal e cujas entregas das primeiras unidades estão previstas para o segundo trimestre de 2024.
 
Para quem gosta da marca que tem sede na Suécia e com ligações ao fabricante Volvo, a expetativa não é defraudada.
 
O esforço é grande na mudança em termos de mobilidade e o Polestar 3 quer responder a alguns dos desejos dos consumidores. Este é o primeiro SUV da marca, um modelo em grande expansão em todo o mundo, e conseguiu um ligeiro aumento da autonomia em relação aos concorrentes, fi xando-se nos 610 quilómetros com uma bateria de 111 KWh. Este Long Range Dual Motor tem o preço a começar nos 94 900 euros, ou seja, posiciona-se no segmento alto das viaturas elétricas. Se lhe acrescentar o pacote “Performance”, isto é, se lhe der um carácter mais expedito e desportivo, a autonomia cai para 560 quilómetros e o preço sobe para 101 500 euros.
 
Vamos à parte técnica sendo que o veículo vem equipado com dois motores e a entrada de gama é feita com a versão de 360 kW, ou seja 489 cv de potência, e 840 Nm e isto signifi ca que este SUV precisa de apenas cinco segundos para arrancar dos 0 aos 100 km/h. O pacote “Performance” permite levar o veículo aos 517 cv e 910 Nm e a aceleração no mesmo percurso faz-se em 4,7 segundos, sendo que a velocidade máxima está fi xada nos 210 km/h. O veículo pesa mais de duas toneladas e meia mas tem um coefi ciente aerodinâmico de Cx 0,29.
 
Em termos de design impera o minimalismo, com um design que não o afasta do ADN das marcas nórdicas e que já tivémos oportunidade de apreciar numa apresentação estática. Entre as suas características exteriores destaca-se a otimização aerodinâmica que inclui uma asa dianteira integrada no capô, outra no spoiler traseiro e ainda lâminas aerodinâmicas traseiras. Os faróis dianteiros dual blade e a asa dianteira redefi niram o desenho relativamente aos primeiros Polestar. Este veículo inclui o processamento central Nvidia Drive com soft ware da Volvo Cars, sendo que esta plataforma processa todos os dados obtidos através dos muitos sensores e de câmaras e isso permite atuar ao nível dos sistemas de segurança de assistência ao condutor. A nível de infotainment destaca- -se um conjunto de plataformas ligadas pela cloud com displays de alta defi nição, sistema de som surround e conetividade integradaa.


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