Linhas minimalistas no exterior e no interior, compacto,
não demasiado grande e claramente fl uído. Estes são alguns
dos atributos do novo Polestar 3 que foi apresentado
em Portugal e cujas entregas das primeiras unidades estão
previstas para o segundo trimestre de 2024.
Para quem gosta da marca que tem sede na Suécia e com
ligações ao fabricante Volvo, a expetativa não é defraudada.
O esforço é grande na mudança em termos de mobilidade
e o Polestar 3 quer responder a alguns dos desejos
dos consumidores. Este é o primeiro SUV da marca, um
modelo em grande expansão em todo o mundo, e conseguiu
um ligeiro aumento da autonomia em relação aos
concorrentes, fi xando-se nos 610 quilómetros com uma
bateria de 111 KWh. Este Long Range Dual Motor tem o
preço a começar nos 94 900 euros, ou seja, posiciona-se
no segmento alto das viaturas elétricas. Se lhe acrescentar
o pacote “Performance”, isto é, se lhe der um carácter
mais expedito e desportivo, a autonomia cai para 560 quilómetros
e o preço sobe para 101 500 euros.
Vamos à parte técnica sendo que o veículo vem equipado
com dois motores e a entrada de gama é feita com a versão
de 360 kW, ou seja 489 cv de potência, e 840 Nm e isto
signifi ca que este SUV precisa de apenas cinco segundos
para arrancar dos 0 aos 100 km/h. O pacote “Performance”
permite levar o veículo aos 517 cv e 910 Nm e a aceleração
no mesmo percurso faz-se em 4,7 segundos, sendo
que a velocidade máxima está fi xada nos 210 km/h. O
veículo pesa mais de duas toneladas e meia mas tem um
coefi ciente aerodinâmico de Cx 0,29.
Em termos de design impera o minimalismo, com um
design que não o afasta do ADN das marcas nórdicas
e que já tivémos oportunidade de apreciar numa apresentação
estática. Entre as suas características exteriores
destaca-se a otimização aerodinâmica que inclui uma asa
dianteira integrada no capô, outra no spoiler traseiro e
ainda lâminas aerodinâmicas traseiras. Os faróis dianteiros
dual blade e a asa dianteira redefi niram o desenho
relativamente aos primeiros Polestar. Este veículo inclui
o processamento central Nvidia Drive com soft ware da
Volvo Cars, sendo que esta plataforma processa todos os
dados obtidos através dos muitos sensores e de câmaras e
isso permite atuar ao nível dos sistemas de segurança de
assistência ao condutor. A nível de infotainment destaca-
-se um conjunto de plataformas ligadas pela cloud com
displays de alta defi nição, sistema de som surround e conetividade
integradaa.