... Edição Digital 391

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MOBILIDADE quatro rodas - BMW i5 Meio século depois chega o elétrico Por: Vítor Norinha Fotos: BMW

Para clientes conservadores que gostam de estar tecnologicamente em cima do acontecimento mas que desesperam com disrupções nos modelos, o Série 5 da BMW responde perfeitamente.

A marca alemã lançou no mês de outubro a mais recente criação, o i5, herdeiro dos modelos i3, i8, iX3, i4, iX1 e i7. Como se vê faltava aquele que pode ser um sucesso de vendas no mercado empresarial.
 
Comecemos pelo preço que arranca nos 62.500 euros para a motorização a gasolina e passando pelos 77 mil euros para a versão elétrica, enquadrando-se nos valores para as deduções fi scais mas, para os mais sortudos o topo de gama, o i5 M60 xDrive vai aos 116.500 euros, a que acresce tudo o que não for de série. A nível de motorização elétrica o veículo base é o eDrive40 com 340 cv de potência, de 430 Nm, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em seis segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. A autonomia é de 570 km, o que contrasta com os 515 km do irmão mais potente, sendo que estas autonomias podem estender-se desde que se opte por limitação nas prestações. O carregamento ultra-rápido admite uma potência máxima de 205 kW, ou seja, serão necessários 30 minutos para recuperar 80% da carga (claro que o custo deste carregamento é elevado). A versão mais potente, o M60 xDrive tem uma velocidade máxima de 230 km/h e o arranque dos 0 aos 100 km/h é feito em 3,8 segundos.
 
Mas para clientes conservadores o que tem o novo i5? Antes de mais é a eletrifi cação que tem como pecado o facto de não ter uma plataforma de origem na sua construção, o que prejudica ligeiramente o interior, nomeadamente o conforto para o terceiro passageiro do banco traseiro e obriga ainda a uma ligeira redução da volumetria da bagageira. Àparte disso este é um carro espetacular que estando na oitava geração cresceu relativamente ao anterior modelo e atinge um comprimento de 5,06 metros, mais 9,7 centímetros que o anterior modelo, e ganhou 3,6 centímetros em altura. E para quem optar pelo teto panorâmico fi xo há uma novidade que revela a preocupação de conforto: a cortina passou a ser arrumada na parte da frente do tejadilho. No exterior a beleza impera com a nova assinatura luminosa em LED e que envolve toda a moldura da grelha e na traseira foram redesenhados os farolins que fi caram mais estilizados. As saias pretas criam a sensação de que estamos perante um carro com vertente desportiva que “agarra” melhor a estrada.
 
No interior a marca insistiu na pele vegana, ou seja, os modelos de série evitam as pelas verdadeiras que, no entanto, existem para quem quiser pagar a diferença. A nível tecnológico verifi ca-se uma preocupação suplementar.
 
Tal como dissémos no início o cliente BMW gosta de tecnologia mas não de disrupção, ou seja, a adaptação às novas soluções deve ser feita por etapas. E, por isso, a marca alemã lançou o BMW Curved Display, a junção de dois grandes ecrãs, um com os instrumentos e outro com todas as soluções de multimédia. Claro que alguém irá perguntar se não será preciso fazer um curso avançado para chegar a determinadas funções e a BMW respondeu antecipamente que existe o sistema QuickSelect que tal como o nome indica, permite o acesso a funções que o utilizador deseje sem ter de ir a submenus. E para quem quer pagar extras temos um pacote a nível de condução diferente e que entre várias funções permite fazer uma mudança de faixa de rodagem e posterior ultrapassagem com um mero movimento do condutor para o espelho retrovisor a verifi car que existe segurança para a manobra, para de seguida o assistente ativo fazer a mudança de faixa de rodagem de forma autónoma.
 
Também a pagar existem outras soluções como o assistente para estacionamento autónomo através de um smartphone.
 
E depois temos todas as cores do interior e exterior que a BMW está a lançar e que são um verdadeiro apelativo para adquirir aquela que é a berlina de mais sucesso no mundo da BMW. A marca sabe que a fi delização dos clientes é crítica nas vendas e, por isso, mantém o ADN ao longo dos últimos 50 anos neste veículo de sucesso.


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