... Edição Digital 391

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ENTREVISTA - Luis Sousa Lobo - Commercial & Marketing Director Portugal - Mawdy A MAWDY é uma marca fresca, jovem e digital Por: Mónica Silva Fotos: MAWDY

Luis Sousa Lobo - Commercial & Marketing Director Portugal da MAWDY, contou-nos um pouco sobre a história, a missão e os valores da seguradora, que assenta na satisfação do cliente e é movida pela eterna insatisfação da marca, em busca de fazer sempre mais e melhor.

A MAWDY é uma empresa já com alguma história no mercado, mas que passou este ano por um rebranding. Explique-nos um pouco esse processo de transição e como tem corrido até agora.
 
A MAWDY está presente no mercado português desde 1989 com a designação de MAPFRE Asistência. Começámos por ser uma seguradora de assistência, monoproduto, mas evoluímos e somos hoje uma seguradora especializada e dedicada a alguns mercados específicos. Temos um portefólio de soluções bastante vasto direcionado aos ecossistemas automóvel, viagem e lifestyle e um apetite particular por relações com os setores automóvel, financeiro, turismo e segurador. Em todos estes setores temos o privilégio de colecionar parceiros de referência e de cultivar relações de longa data. No início deste ano, adotámos a pele MAWDY na sequência da transformação que temos vindo a realizar. A MAWDY é uma marca mais fresca, jovem e digital e é um acrónimo de MAPFRE Worldwide Digital Assistance. O ano de 2023 tem sido muito positivo para nós. Temos sido capazes de fazer crescer o nosso volume de negócios ao mesmo tempo que continuamos a modernizar várias áreas da empresa, a inovar nos nossos produtos e a melhorar os journeys dos nossos clientes. Conseguimos fazer de 2023, o ano da mudança, um ano positivo com novos negócios e com todos os nossos shareholders satisfeitos com a nossa performance.
 
Embora a MAWDY tenha sido fundada com o propósito de se aproximar mais dos clientes, considera que é fácil comunicar um negócio mais digital? Quais são os principais desafios desta gestão online?
 
A MAWDY está muito empenhada na transformação digital em todos os seus processos de negócio, internos e externos, mas talvez seja redutor afirmar que somos uma organização puramente digital. Temos uma estratégia phygital, assente na multicanalidade, onde há espaço para todos e na qual queremos relacionar- -nos eficazmente com os nossos clientes e parceiros, estar perto deles, oferecer as melhores soluções e o melhor serviço, pela via que lhe for mais conveniente. Dedicamo-nos essencialmente a quatro setores de atividade: automóvel, financeiro, turismo e segurador e cada um destes segmentos considera os seus desafios específicos. No caso do setor automóvel, o desafio é o de continuar a crescer, fazer evoluir a nossa oferta adequando-a ao novo paradigma da mobilidade, aumentar a nossa capacidade de distribuição e desenvolver novos canais. Estamos muito empenhados em aumentar o nosso atual volume de parceiros num ecossistema, o automóvel, onde se concentra 78% da nossa receita.
 
De que forma os serviços e soluções da MAWDY se diferenciam no mercado?
 
Em cada setor em que operamos, trabalhamos para ser diferenciadores e sermos os parceiros de referência dos nossos clientes. Falando em concreto no automóvel e no caso da assistência em viagem, temos processos 100% digitais, inovadores, com um serviço orientado ao utilizador dando-lhe a oportunidade de nos avaliar a cada momento. No âmbito da garantia de novos e usados tratamos de nos posicionar como uma companhia de referência no mercado, com várias soluções para todos os tipos de veículos, incluindo híbridos, elétricos e bi-fuel. Estamos certos de que temos capacidades que os nossos concorrentes não têm. Pertencemos a um grupo segurador global, o Grupo MAPFRE, e temos uma oferta única em Portugal que pode ser complementada com produtos de seguro tradicional oferecidos pelas várias empresas do grupo, nomeadamente a MAPFRE Seguros Gerais, a MAPFRE Vida, a MAPFRE RE e, inclusivamente, pelas nossas joint ventures no setor bancário, Bankinter Seguros de Vida e MAPFRE Santander. Uma demonstração clara das nossas reais capacidades operacionais é o facto de assegurarmos, em Portugal, uma parte significativa da operação da MAPFRE Espanha. Temos a nosso favor a solidez do grupo e a confiança que a sua dimensão e solvabilidade garantem aos nossos clientes e parceiros.
 
Que avaliação faz do atual mercado de assistência em Portugal face aos restantes países em que a MAWDY opera?
 
O mercado segurador em Portugal é bastante peculiar. Trata-se de um mercado relativamente pequeno e que, como consequência de três décadas de fusões e aquisições, está muito concentrado em poucos operadores. O negócio da assistência em viagem sofre do mesmo problema, em grande medida como resultado dessa concentração. É um negócio difícil, muito competitivo onde a pressão do preço tem um impacto muito relevante. Como em muitas outras áreas de atividade, o cliente final quer qualidade, mas nem sempre está disposto a pagar por isso e num negócio com a maturidade da assistência em viagem, nem sempre é possível uma diferenciação que não seja pela qualidade do serviço prestado e esta só é percetível no momento do sinistro. Fazer melhor, diferente, com a introdução da tecnologia e ser mais efi ciente em gastos é o grande desafi o da MAWDY e, seguramente, dos seus concorrentes.
 
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Este ano, a Convenção Anual da ANECRA terá como foco a sustentabilidade e o conceito ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). De que forma este conceito se alinha na estratégia da vossa empresa?
 
No grupo MAPFRE temos ADN e respiramos ESG. Somos desde sempre uma empresa preocupada e comprometida com as causas ambientais e sociais e, é por isso, que no topo da nossa organização empresarial está a Fundação MAPFRE que é uma fundação fi lantrópica permanentemente envolvida em inúmeras iniciativas de âmbito social, cultural e ambiental, na Europa e em todo o mundo. Desde o ano 2017 que somos signatários dos princípios de Investimento Socialmente Responsável decretados pela Organização das Nações Unidas. No grupo, todos temos essa cultura e esse empenho. Além do já tradicional replanteio fl orestal, temos, por exemplo, políticas que nos impedem de segurar empresas que não cumpram com critérios básicos de sustentabilidade ambiental.
 
Que futuro prevê para a MAWDY? Que metas estão ainda por alcançar?
 
Na MAWDY nunca nos damos por satisfeitos. Estamos permanentemente apostados em evoluir, em inovar, em ser mais efi cientes e mais rentáveis. Para o ano de 2024 estamos a preparar uma renovação das nossas soluções de garantia para veículos novos e usados, orientadas para as novas exigências da mobilidade e prometemos grandes novidades. Queremos aumentar a nossa notoriedade, posicionar-nos na liderança, garantir a melhor experiência a todos os nossos benefi ciários e ser uma referência para os nossos concorrentes. Em 2024, pretendemos também aumentar a nossa capacidade comercial, reforçando as nossas estruturas nas zonas do país com maior potencial. Queremos, no fundo, apaixonar os nossos clientes e parceiros.
 
Qual a visão da MAWDY em relação ao futuro do setor automóvel? Que importância atribui a eventos como a Convenção Anual da ANECRA para debater a atualidade do setor?
 
A ANECRA é uma associação de referência do sector automóvel em Portugal com mais de um século de história. Atendendo ao seu grande volume de associados, tem uma enorme representatividade e é um farol em tudo o que diz respeito ao setor. As convenções, que de resto são exemplarmente organizadas, são sempre uma oportunidade de eleição para ouvir, de viva-voz, variadíssimos atores e sensibilidades e de convergir na busca de soluções para os desafi os do mercado automóvel. A MAWDY que está muito envolvida com o automóvel e com os seus satélites, com fabricantes e comerciantes, com fi nanceiras, com ofi cinas e quer também afi rmar-se no plano associativo, razão pela qual não deixará de marcar presença na 34.ª Convenção da ANECRA.


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